segunda-feira, 14 de julho de 2008

O que são os SLES e SLS - Importante

Tanto o Laureth sulfato de sódio (SLES) e seu parente próximo Lauril sulfato de sódio Sulfato (SLS) são comummente usados em muitos sabonetes, champôs, detergentes, dentífricos e outros produtos de que esperamos "muita espuma". Ambos os produtos químicos são muito eficazes a fazer espuma, quimicamente conhecidos como tensioactivos.

Infelizmente, tanto laureth sulfato de sódio e o seu primo também são muito perigosos, químicos altamente irritantes. Longe de dar “cabelo saudável e brilhante” e “pele bonita“, os sabões e champôs contendo laureth sulfato de sódio podem levar a danos directos para o folículo piloso, pele, danos permanentes, danos oculares em crianças e até mesmo toxicidade hepática. Embora laureth sulfato de sódio seja um pouco menos irritante do que o SLS, não pode ser metabolizado pelo fígado e os seus efeitos são, portanto, muito mais a longo prazo. Isso significa não só que permanece nos tecidos do corpo por mais tempo, mas também que o mesmo tem de despender mais energia para se livrar dele.

A utilização de produtos com sulfato de sódio laureth em crianças é particularmente preocupante. Sabe-se que a sua aplicação pela pele, memo não entrando em contacto directo com os olhos, faz conduzir a concentrações mensuráveis nos olhos das crianças. Isto é significativo na afecção no desenvolvimento do olho, e os danos causados desta forma são irreversíveis.

Se tem filhos NÃO use produtos que contenham ou sulfato de sódio laureth ou SLS - eles vão agradecer-lhe por isso um dia.

Champôs estão entre os mais frequentemente relatados . Os relatórios incluem irritação ocular, irritação couro cabeludo, emaranhado do cabelo, inchaço das mãos, braços e rosto, e cabelo finos e fracos.
Estas características são relacionadas com o laureth sulfato de sódio, directamente relacionadas com a sua utilização.

Então, porque é um produto químico perigoso como laureth sulfato de sódio utilizado nos nossos sabonetes e champôs?

A resposta é simples - é barato.
O sulfato de sódio laureth encontrados nos nossos sabonetes é exactamente o mesmo que iria encontrar num produto de lavagem de carros ou até mesmo numa garagem, onde é usado para desengordurar motores de automóveis. Da mesma forma que ele dissolve a gordura dos motores de automóveis, o SLES também dissolve os óleos na sua pele, que pode causar um efeito de secagem.
Também é bem documentado que destroem a proteína da pele, o que não só provoca irritação, provoca contaminações ambientais, mas também permite, ao ser absorvido, um acesso mais fácil ás camadas inferiores de pele, as camadas mais sensíveis.

Esta destruição de proteínas da pele pode até mesmo ter implicações em cancros de pele e outros cancros. Talvez o mais preocupante, o laureth sulfato de sódio também é absorvido pelo corpo através da aplicação na pele. Depois de ter sido absorvido, um dos principais efeitos do SLS é a de imitar a actividade da hormona estrogénio. Isso tem muitas implicações para a saúde e podem ser responsáveis por uma variedade de problemas na menopausa sintomas da SPM, na fertilidade masculina e feminina, crescente aparecimento de cancros como o cancro da mama, onde os níveis de estrogénio são conhecidos por estarem envolvidos.

Informação da www.natural-health-information-centre.com